Carnes. Você prefere mal passada, ao ponto ou bem passada? ~ Forno, Fogão, Cia & Receitas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Carnes. Você prefere mal passada, ao ponto ou bem passada?

Um grande mistério para muitos é saber como identificar o ponto de cozimento de carnes.

É comum ir a restaurantes e ao pedir um filé mignon por exemplo, o garçom perguntar, se prefere mal passada, ao ponto ou bem passada e seu pedido vir de acordo porque foi feito por um profissional que sabe como deixar a carne no ponto certo, mas, e se fizer em casa como vai saber?

Algumas técnicas podem ajudar e não é necessário fazer cálculos astrofísicos, nem é preciso saber física quântica para chegar ao ponto certo de cozimento de carnes.

Existem algumas maneiras bem simples de se aprender quando uma carne está no ponto de cozimento desejado vamos a elas:

Técnica nº 1 Observação e Toque

Esta é a mais simples das técnicas para saber em que ponto uma carne está durante seu preparo, consiste em observar a carne desde seu ponto de crua até o máximo de cozimento através do toque, comparando com a maciez da palma da mão como poderão ver:


Técnica nº 2 Cozimento e Observação

Esta é simples também e consiste em colocar a carne para cozer e observar:

Como podem ver neste caso conseguimos observar seis pontos de cozimento que vão da carne selada ou seja, apenas cozida por fora para reter os líquidos, até bem passada o que pode significar uma carne dura, difícil de cortar e mais difícil ainda de comer por diversos motivos, sendo que o principal deles é: todos os líquidos secaram e junto com eles se foram os sabores, aromas e texturas.

Técnica nº 3 Cozimento por tempo "versus" Tamanho:

Um bom filé deve ter cerca de 2,5 cm a 3 cm de espessura, com esta medida vamos calcular o tempo certo para atingir cada um dos pontos de cozimento:
Lembrando que a temperatura da chapa ou frigideira deve estar a 220° C. e para saber se está nesta temperatura sem termômetro, é necessário ter-se óleo ou azeite soltando fumaça leve.

Caso tenha filés mais altos, basta adicionar de 15 a 20 segundos de tempo para cada lado para cada centímetro a mais além dos 3 cm.

Usando essas dicas você vai conseguir fazer carnes no ponto certo de acordo com o gosto de cada um e o melhor, vai saborear com prazer e ainda receberá elogios!